terça-feira, 3 de abril de 2012

Sentimento inútil?


Medo!
Quantas vezes teve medo do escuro, quando criança? Do monstro embaixo da cama? Quantas vezes teve medo de morrer, de adoecer, de perder o emprego, de não chegar a tempo, de não dar aquele beijo, de não ser suficientemente bom no esporte predileto? São tantos não é mesmo? Parace até que acordamos e dormimos com "medos" das coisas e se pararmos um minuto para pensar, quase diríamos: SENTIMENTO INÚTIL ESTE, POIS NÃO LEVA A LUGAR NENHUM E NEM MUDA SITUAÇÕES! Será mesmo? Medo seria como uma febre que anuncia a infecção, a doença ou que algo não vai bem em nosso organismo. Medo, medo, medo.... todos o tem poxa. Então para quê tanto MEDO?
Não sei dizer ao certoquando de fato deixamos de sentir medos banais e passamos a sentir medo de coisas reais. O problema não senti-lo, mas deixar que ele domine nossas ações. Isso jamais! Deixamos de arriscar por medo, arriscar coisas que valham nosso futuro profissional, financeiro e amoroso até. Não que devamos arriscar, assim sem pensar nas consequências. Não. Não é isso. Mas não podemos deixar que o medo nos paralize a ponto de não desejarmos nem tentar as novidades na vida. Aquele trabalho novo, que exije uma viagem por exemplo. Aquele tempero diferente, que pode de repente estragar o gosto da comida. Anda de patins? Nem pensar. E se eu cair? Viver aquele amor? Jamais. E se ele acabar? Vai doer muito e eu vou sofrer demais, nem sei quando isso vai terminar... pensamentos que povoam a mente das pessoas e as impedem de seguir suas vidas, muitas vezes. Tudo baseado em hipóteses, que sequer precisam realizar-se. Deixam de viver simplesmente. Isso é bastante comum. Coragem não é para mim, exclamam! Mas se esquecem de que, mesmo um passo de cada vez, a escolha é inevitável e muitas vezes, ela pode ser arriscada e que "arriscar" implica em sentir medo de errar também. Quem nunca errou? Quem jamais errará? Por favor, sejamos razoáveis. Desperdiçar momentos maravilhosos pelo simples e banal sentimento chamado "medo"?
JAMAIS!!!!!

Ninguém pode ficar trancado em si mesmo, por não desejar sofrer pelo outro. Todos temos em nós, o desejo dos outros. Todos temos coragem de impedir o medo, mas não podemos ter medo de agir com coragem! Aviso? Pode ser. Às vezes é um sentimento de precaução, um sexto sentido, uma premonição. Aí a gente não vai até aquele lugar, por exemplo. Não compra aquele sapato, não sai com aquela pessoa. Certamente sentimentos inútil, o medo não é. Mas que ele não ajuda na hora de alavancar a vida, ah... isso também não!

[por Usos da Palavra]



Nenhum comentário: